•  
     

Windows 8 é uma plataforma boa para jogos?



    A Microsoft finalmente lançará a versão final do Windows 8 neste sexta (26). Entre as muitas especulações sobre o futuro do sistema operacional uma das mais polêmicas é seu impacto na indústria de jogos. Por anos a fio, jogos em computadores pessoais foram território praticamente exclusivo dos sucessivos sistemas da Microsoft.

Imagem

   Usuários não ficavam preocupados com a compatibilidade de seus jogos com os novos Windows há muito tempo. Mas, com todas as mudanças promovidas pelo Windows 8, cresceu a preocupação de que, mesmo títulos recentes e populares não rodem na nova versão da plataforma.

   Gabe Newell, da Valve, acredita que o sistema operacional será uma catástrofe para o desenvolvimento e publicação de games. A convicção do pessoal da Steam nesse sentido parece tão firme que eles se preparam para distribuir jogos para Linux e buscam fortalecer a distribuição de grandes títulos para Mac.



Desenvolvedor de Minecraft critica o Windows 8

   Markus “Notch” Persson adotou o discurso pesado de Newell e chegou a declarar que se recusa a certificar seu Minecraft para o Windows 8. No final de setembro, o presidente da Mojang postou no Twitter: “Minha vontade era não disponibilizar o Minecraft no Windows 8”. A razão da revolta de “Notch” está no fato de que a Microsoft passou a exigir 52 rígidos passos para que um aplicativo seja certificado no Windows 8. Vale lembrar que exigência semelhante sempre existiu, desde o XP, e visa a garantir um mínimo de segurança e desempenho nos aplicativos homologados para o sistema.

Imagem




Líder da Valve vê o Windows 8 como catastrófico para os jogos

   Gabe Newell, presidente da Valve, criadora da loja virtual Steam, vai mais além e classifica o Windows 8 como “catastrófico” para os jogos. Para Newell, o novo sistema da Microsoft é ruim em todos os aspectos: para quem distribui, para quem desenvolve e para quem joga. As críticas de Newell se embasam na interface gráfica do sistema, e não no seu rendimento com jogos, e no fato de que a estratégia da Microsoft é clara no sentido de integrar o Windows com o Xbox. Ao fazer isso, a Steam tende a perder espaço e margens de lucro interessantes.

Fique tranquilo: World of Warcraft, e muitos outros jogos, são compatíveis

   Em relação a WOW, a Blizzard declarou que “coloca os jogos nas plataformas onde as pessoas estão, então, sim, ele vai estar disponível no Windows 8”. A atitude da Blizzard é interessante porque seus executivos entraram no discurso dos críticos do sistema operacional, mas ainda assim, garantem que seus produtos terão disponibilidade no novo sistema.


Imagem


   Sobre outros jogos, o consumidor pode ficar tranquilo. Da mesma forma que um título lançado na época do Vista roda normalmente no Windows 7, ele rodará no Windows 8. Novos lançamentos de versões exclusivas para o novo sistema operacional são necessários na medida em que as desenvolvedoras sentem necessidade de afinar a relação do jogo com o hardware e deixá-lo mais bem integrado com o novo sistema.


Windows 8 promete integração com Xbox Live

   Um dos aspectos mais atraentes do Windows 8 para quem joga é a promessa de integração entre a Xbox Live e o sistema operacional. Embora a Microsoft já tenha liberado uma lista de games que podem ser consumidos via Live no Xbox e no Windows 8, fica evidente que, ao menos para o gamer hardcore, há ainda um longo caminho para se percorrer.

Imagem

   Tudo porque, num primeiro momento, os títulos são games mais casuais e que, embora sejam bem difundidos, como Angry Birds, Fruit Ninja e Reckless Racing, o que o jogador quer saber é da compatibilidade dos grandes títulos, da possibilidade de jogar contra jogadores de Xbox e se a integração com a Live promoverá mais lançamentos de jogos para PC.
   As respostas para todas essas grandes questões ainda são esparsas. Sobre compatibilidade de lançamentos, a Microsoft espera que o mercado empurre as produtoras para uma situação onde seja conveniente que um mesmo título esteja disponível para Windows e Xbox. A ideia de liberar os jogadores de PC para jogar com quem usa Xbox, embora muito atraente, esbarra em limitações de desenvolvimento e no modelo de negócio de muitas produtoras: para muita gente, financeiramente, não é interessante que gamers de plataformas distintas joguem entre si.



Vai de Windows 8? Então já se prepare e atualize seus drivers

   Jogadores de longa data sabem da importância de manter os drivers controladores do hardware sempre atualizados para aproveitar ao máximo a capacidade do hardware nos jogos. AMD e Nvidia já lançaram versões beta de seus drivers para o Windows 8.
   Em ambos os casos, os softwares já se encarregam de garantir uma transição mais cômoda para quem vai atualizar o sistema operacional na primeira hora. No geral, garantem mais desempenho em alguns jogos específicos e melhoram o rendimento das placas de vídeo em diversas situações de uso real. A dica de atualizar os drivers, aliás, vale para quem vai ficar com o Windows 7 por mais tempo e também para quem joga pouco: driver atualizado reduz erros e melhora o funcionamento do seu computador.



Imagem



O que esperar do Windows 8 para jogos?



   O Windows 8 não vai ser a catástrofe que Gabe Newell prevê para os jogos. As críticas do cofundador da Valve se direcionam para a interface gráfica e para o impacto da estratégia de distribuição de jogos e aplicativos da Microsoft em seus negócios. Markuss “Notch” Persson, criador do Minecraft, se irritou pelo processo de homologação do Windows, que agora é bem mais severo. A razão? Um mesmo aplicativo terá de rodar com a mesma desenvoltura em PCs e tablets, e em uma porção de equipamentos com hardware mais antigo.


      Em geral, as críticas estão direcionadas à interface gráfica e às novas formas de controlar essa interface. Embora isso seja, sim, passível de críticas, o jogador deve ter em mente que, depois de executar o jogo, a interface fica para trás. Quem não quer usar a Start Screen do Windows 8 precisará apenas colocar ícones de atalho no Desktop. Pressionar a Windows Key no teclado revelará a caixa de buscas do Menu Iniciar do Windows 7: digite o nome de seu jogo, clique para abrir e deixe as confusões da interface do Windows para trás.
   Para quem é obcecado por frames por segundo, é bom considerar que o Windows é mais amigável, gerencia melhor o desempenho do computador e no, fim das contas, pode significar mais performance do seu hardware.


      O que você, jogador, não deve esperar é uma transição suave e sem episódios, como o Windows 7 teve em relação ao Vista. Até que lançamentos para o Windows 8 apareçam e uma base sólida de usuários tenha testado e avaliado de maneira independente a plataforma, não há como julgar o impacto da plataforma nos títulos de grande orçamento e na relação entre gamer, PC e distribuição de títulos.


FONTE
 


eu axo q e mano pelos gravicos da foto ali pareçe que sim !
 


wow sempre vai se compativel
 


no pior das dúvidas, ainda prefiro o win XP
 


Kane escreveu:no pior das dúvidas, ainda prefiro o win XP
Somos 2, o 7 já é u problema para jogos por ser muito pesado...
 


amigo win 8 ainda nao tem suporte para todos os jogos acredito que o win 7 ultimate e o melhor para jogos o win 8 ainda n tem suporte para todos
 


axo q so pelos videos q eu vi do win8
ja vi q ele e ruin para jogos
Antes de eu comprar, irei perguntar par amts q o tem se valera a pena
 


connor escreveu:amigo win 8 ainda nao tem suporte para todos os jogos acredito que o win 7 ultimate e o melhor para jogos o win 8 ainda n tem suporte para todos
win 7 melhor para jogos?ta loco lol

win xp que é, até lançar um que supere o xp vai demorar muuuuito tempo. Juntar poder e perfomance num sistema só é dificil
 


Massa, gostei *-*
 


Acho Que Não Vou me Acostumar Prefiro ou Win7 ou WinXP